Há oito tipos de profissionais no local de trabalho. Qual é o seu?

No local de trabalho, existem vários tipos de profissionais, desde o especialista ao que têm sempre as ideias mais criativas, passando por aquele que se “chega sempre à frente”. O The Times of India partilha os oito principais e desafia a descobrir qual se adapta melhor à sua personalidade profissional.

Diferentes tipos de colaboradores no local de trabalho:

1. O empreendedor

Estes indivíduos cumprem e até superam as metas de forma consistente, contribuindo fortemente para o crescimento da empresa. São produtivos, focados e motivados para alcançar o sucesso no seu trabalho e ir além dos requisitos da função.

2. O especialista

Estes profissionais têm experiência prática e um profundo conhecimento de áreas específicas, o que ajuda a equipa a obter aconselhamento e orientação especializados em projectos desafiantes.

3. O “team player”

Os jogadores de equipa apoiam e colaboram eficazmente com os seus pares, partilhando o trabalho e as responsabilidades, garantindo que a equipa atinge todas as suas metas e objectivos.

4. O inovador

Os inovadores, como o nome sugere, trazem ideias frescas e criativas para a equipa. Não têm medo de sair da sua zona de conforto e experimentar abordagens novas e não convencionais no seu trabalho, o que os ajuda a resolver problemas de forma única e autêntica.

5. O líder

Estas pessoas são líderes natos, tomando iniciativas e decisões sem esforço. Fazem sempre questão de manter a equipa motivada, ajudando-os e orientando-os, além de assumirem a responsabilidade de fazer com que todos trabalhem em prol de um objectivo comum.

​6. O analista

O analista da equipa é extremamente cuidadoso com cada detalhe enquanto utiliza factos e dados para tomar decisões práticas e ponderadas.

7. O apoiante

O apoiante assume, geralmente, a responsabilidade de garantir o bom funcionamento das tarefas e da gestão. Assumem tarefas como organizar, agendar e dar apoio a outros membros da equipa.

8. O “desconectado” [disengaged]

Estes profissionais estão totalmente desligados e desinteressados ​​do seu trabalho. Não têm motivação nem entusiasmo, assumindo sempre as suas tarefas com o mínimo esforço ou empenho.

Com HR Portugal