5 erros que os recém-formados cometem no primeiro emprego

A maioria das pessoas adorariam ter a oportunidade de voltar no tempo e corrigir alguns erros, especialmente no local de trabalho. Aquele comentário indesejado que causa um grande constrangimento na frente de seu chefe; a má atitude que cria divisão entre você e seus colegas de trabalho; a roupa não muito decente (ou uma série de roupas) que mostram sua inexperiência em um local de trabalho.

No entanto, alguns erros podem ser evitados, para melhorar sua experiência no trabalho, mesmo que você não esteja entusiasmado no trabalho em que está agora.

Dê uma olhada nesses cinco erros identificados pela Coach de carreira e autora Vicky Oliver, para evitar prejudicar sua reputação e poder tomar algumas atitudes para progredir em sua carreira.

1. Ser muito passivo e tímido

Mesmo em seu primeiro emprego depois de sair da Universidade, você precisa encontrar sua voz e falar, se tiver dúvidas ou grandes ideias. Você está no mundo real agora e, francamente, parece intimidador. Todo mundo parece saber mais do que você. É recomendado fazer perguntas, sobre o que seu chefe e colegas de trabalho esperam de você, e você mostrará que quer aprender e é curioso. Mas considere o momento em que fará uma pergunta: não peça para ser treinado durante períodos de pico de alto estress na empresa. Tente esperar até que a crise passe.

2. Ter uma atitude ruim

Então, talvez o emprego em que você está agora não seja o emprego dos seus sonhos, ou você pode estar superqualificado. Ou talvez você esteja apenas entediado, como ouvi recentemente uma estudante universitária reclamar que não faz nada em seu trabalho. Não deixe que todos no trabalho saibam que você não está feliz, mas concentre-se em ter um bom desempenho, aprendendo o que puder com essa posição e certificando-se de deixar o emprego com uma referência positiva (não com chefes e colegas de trabalho pensando: “Boa viagem.”)

Mesmo que você considere isso um trabalho temporário, aprenda sobre marketing e publicidade da empresa, métricas de satisfação do cliente, retenção de clientes e outras áreas de negócios. Pergunte se você pode assumir tarefas adicionais que tornarão seu trabalho mais envolvente e desafiador.

3. Usando etiqueta pobre (ou nenhuma)

Você pode adorar que seu local de trabalho seja informal e descontraído, mas não use isso como motivo para trazer mau comportamento ou mudar o código de ética da empresa (deixe os shorts super apertados e roupas transparentes em casa). Você ainda precisa ser educado, usar palavras como “por favor” e “obrigado” e não interromper os outros.

4. Tentando muito ser amado

Encontre o equilíbrio entre ser social e ser social demais. Você está saindo com colegas de trabalho, trazendo lanches e sendo visto como o mais engraçado da empresa. Mas se você está apenas começando em sua carreira, esse pode ser o tipo errado de persona. É ótimo ser popular, mas é tão importante ser respeitado no seu escritório. Especialmente em um novo emprego, socializar demais e agradar demais as pessoas às custas de querer ser amado e engraçado pode realmente não ser uma boa ideia.

5. Ignorando as pessoas em seu local de trabalho

Por outro lado, você precisa conhecer a todos na equipe – de colegas de trabalho à gerência. Por quê? Porque é assim que você pode ser notado – e progredir em sua carreira – e mostrar interesse nas pessoas ao seu redor. Procure saber os nomes dos gerentes, líderes de equipe, bem como aqueles que trabalham em seu andar.

Isso pode ser diferente de como era na Universidade, sentado nas salas de aulas sem se preocupar em aprender os nomes de seus colegas. Descubra quem dirige cada departamento da empresa e aprenda os nomes e cargos de todos no seu local de trabalho. Como um novo funcionário, isso evitará um possível constrangimento ao discutir questões relacionadas ao trabalho com seus superiores e colegas, por não conhecê-los. Saiba quem é a pessoa de referência em cada equipe.

Espero que considere essas dicas e não cometa esses erros em seu primeiro emprego.

Boa sorte e sucessos.